sábado, 10 de setembro de 2011


Concurso para Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Data: 1/9/2011

A prefeitura do Rio de Janeiro abrirá, na próxima semana, as inscrições para o concurso da Secretaria Municipal de Saúde. Os candidatos poderão contar com 2.580 vagas, sendo 840 para o cargo de auxiliar de enfermagem que exige apenas o nível fundamental, incluindo 40 vagas para pessoas portadoras de deficiência. As outras oportunidades são para médicos das mais variadas especialidades.

Os organizadores deste concurso ainda não divulgaram os locais e os horários das provas, mas Letícia Becker, autora do livro Psicologia para Concursos, editora Campus/Elsevier, e Lenildo Thürler, autor do livro SUS – Legislação e Questões Comentadas, editora Campus/Elsevier, informam aos candidatos que eles terão pouco tempo para se dedicar aos estudos. Com o intuito de ajudar a rotina destes candidatos, os dois autores elaboraram as dicas abaixo:

Segundo Letícia Becker, para passar em um concurso público o primeiro passo é acreditar. Encontre suas fontes de motivação e utilize-as sempre que preciso. Isso será importante para mantê-lo na árdua disciplina de estudos. Tenha a área/cargo bem definido e então planeje-se. Organize seu horário para estudo. Não importa se é uma ou oito horas por dia, o importante é que seja diário. Divida o tempo de estudo, conforme o peso de pontuação de cada matéria, mas não menospreze nenhuma delas. E não abra mão de um lazer semanal. Estabeleça a metodologia de estudo: cursinho, é indispensável caso você não tenha conhecimento da matéria; estudar sozinho, em grupo; lendo em voz alta, fazendo resumos etc. Adquira um bom material para estudo, pois não é produtivo dedicar horas a um material ruim. Tenha o edital sempre em mãos para não perder o foco das matérias. Treine seu cérebro para responder provas de concurso, dedicando 20 a 30% do seu tempo para resolver exercícios, principalmente os da instituição organizadora da sua prova. E o mais importante: cumpra a risca o que planejou. Não abra exceções! É a rotina de estudos que abrirá o espaço para sua aprovação!

Na opinião de Lenildo Thürler, os candidatos devem conhecer a empresa organizadora que irá elaborar as provas e nortear seus estudos segundo os exames anteriores. Os concurseiros podem iniciar seus estudos dando atenção as leis n.º 8.080/90, n.º 8.142/90, Constituição Federal de 1988 - capítulo II, Seção II, artigos 196 a 200 e Emenda Constitucional n.º 29. Essas leis são sempre cobradas e constam em todos os concursos para a saúde, portanto, aconselho que todos dediquem uma atenção especial a esta legislação. Normas operacionais (NOB – SUS 01/96 e NOAS – SUS 01/2002), o Pacto pela Saúde 2006 (Portaria Nº 399/GM) e Pacto pela Saúde 2010/2011 (Portaria nº 2.669/2009), a Política Nacional de Atenção Básica - PNAB (Portaria Nº 648/GM - 2006) e Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS (Portaria nº 687/GM – 2006) também são assuntos bem recorrentes nas provas para área da saúde.

Nos últimos concursos para a área da saúde foram cobrados ainda conhecimentos sobre SUS (Sistema Único de Saúde) para todos os cargos. Outra informação importante é que a Presidente Dilma sancionou a Lei nº 12.401 em 28 de abril de 2011, que altera a Lei no 8.080, para dispor sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS e assinou, também, o decreto nº 7.508 em 28 de junho de 2011 que Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Portanto, essas duas leis podem começar a ser exigidas em concursos.

http://www.revistahospitaisbrasil.com.br/atualidades.asp?id_atualidades=108

Nenhum comentário:

Postar um comentário