sábado, 18 de julho de 2009

A PANDEMIA - GRIPE SUÍNA

O VIRUS DA GRIPE (A) SUINA (H1N1)

Hoje recebi um telefonema de uma amiga (profissional de Enfermagem) que trabalha no hospital do Fundão no Rio de Janeiro e ela cancelou a visita que ira fazer na minha casa. MOTIVO: ontem (17/07/2009) já existiam 15 crianças com suspeita da GRIPE SUÍNA e hoje ela contabilizou 3 crianças mortas, sendo a terceira pela manhã. Isso é só o setor de crianças, pois esta pessoa não tem acesso a dados de adultos.

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão disse na imprensa que não vai mais divulgar as estatísticas de casos no país e que o vírus Influenza A (H1N1) circula livremente no território nacional. Isso mostra que já perderam o controle de quantas pessoas estão contaminadas e quantas podem ter morrido.

Esta Gripe Suína não é apenas uma MAROLINHA é uma PANDEMIA, está com força total no Brasil e ela irá atingir você e/ou alguém da sua família, mas isso não é problema porque, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 6 de julho diz que a taxa de mortalidade continua baixa (0,45%), bem menor que a da dengue.

O GRANDE PROBLEMA É:
O Governo Brasileiro decidiu tomar as medidas que o Governo Argentino vem tomando para combater a Gripe Suína, tratando apenas os casos suspeitos de infecção. Uma conduta que alguns infectologistas consideram duvidosa e questionável.

O Governo da Argentina decidiu tratar apenas os pacientes suspeitos de infecção, ou seja, com sintomas graves ou em grupos de risco (como bebês, idosos e pessoas com baixa imunidade), os únicos a receberem o medicamento Tamiflu. Enquanto isso os Estados Unidos vem tratando todas as pessoas que apresentam os sintomas com o antiviral. O resultado disso é o segundo lugar da Argentina na estatística de mortes pela gripe.

Segundo os infectologistas as primeiras horas de contágio o quadro não se apresenta como grave e o medicamento TAMIFLU, para dar resultado, tem que ser iniciado em até 48 horas depois do início dos sintomas. Se não for dessa forma a doença vai progredir e agravar o quadro do paciente, podendo evoluir para pneumonia.

O TAMIFLU só pode ser comprado nas farmácias com receita médica, mas não se encontra o medicamento para comprar.

ESTATÍSTICA:
Me corrijam se estiver errado (dados coletados na imprensa ata 17 de Julho)
As autoridades argentinas divulgaram: São 3,056 mil casos confirmados por amostra de laboratório, mas o número real de infectados pode chegar a 100 mil. Com 137 mortes registradas, ou seja, 4,48% dos pacientes infectados.

Os ESTADOS UNIDOS tem 37 mil casos e o número de pessoas infectadas pode ter chegado a 1 milhão de americanos, alguns sem nem saber que já teriam sido contaminados. Com 211 mortes registradas, ou seja, 0,57% dos pacientes infectados.

A SAÚDE NO RIO DE JANEIRO
Não quero ser pessimista, mas com a situação crítica dos hospitais e emergências do setor público no Estado do Rio de Janeiro, fico pensando o que poderá acontecer se está Gripe virar uma epidemia aqui (se é que já não virou), a situação das emergências, e a dificuldade de atendimento nos já superlotados hospitais, a falta de leitos de CTI, associado a uma equipe sem capacitação para o atendimento dessa nova gripe que é quase idêntica as famosas viroses que os médicos vivem diagnosticando, onde só o exame laboratorial pode identificar o vírus. Isso me leva a pensar que o Ministério da Saúde deveria rever esta decisão de iniciar o tratamento apenas nos casos graves, caso contrário o Brasil corre o risco de ser o primeiro colocado desta estatística.

Que Deus ajude os profissionais de saúde para que possam ajudar a população desse pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário