sábado, 18 de julho de 2009

Gripe Suína - Sintomas, Contágio, Prevenção e Tratamento


A Gripe Suina é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suina pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia no México. Desde o seu surgimento, a gripe já fez centenas de vítimas, a organização de saúde Mundial, declarou que a doença já esta sendo uma emergência na saúde pública internacional. A gripe suina tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma à 71 graus Celsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.

Contágio da Gripe Suina
Esse vírus pode passar, por proximidade, dos porcos para os seres humanos. Pela tosse ou pelo espirro de pacientes infectados, a gripe pode ser transmitida entre as pessoas. Não há contaminação ao comer a carne de porco cozida (a 71°) porque os vírus da gripe suína são destruídos a essa temperatura.

Sintomas da gripe
Os sinais são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular. O paciente pode evoluir para pneumonia no esta mais grave da doença.

Prevenção
Hábitos diários de prevenção da gripe suína e outras doenças contagiosas:
Cubra o nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue o lenço no lixo depois de usá-lo.
Alguns vírus e bactérias podem viver duas horas ou mais em superfícies como mesas de cafés, maçaneta, e lavatório.
Lavar as mãos frequentemente vai ajudar a reduzir as chances de contaminação nestas superfícies comuns.
Evite tocar em seus olhos, nariz ou boca.
Evite contatos com pessoas doentes.
Tente permanecer em boa saúde geral: Durma bastante , seja ativo fisicamente ; modere o seu stress; beba líquidos em abundância, e coma alimento nutritivo.


Tratamento
Algumas drogas antivirais estão sendo usadas na prevenção e tratamento da doença, tentando impedir a replicação do vírus dentro do corpo humano. O resultado é a diminuição da agressividade da infecção com a terapia. Para maior eficácia, é necessário começar sua utilização nos dois primeiros dias de sintomas. Por outro lado, o uso indiscriminado desses remédios pode induzir a mais mutações e a efeitos colaterais com riscos desnecessários.

Mais informações no site do Ministério da Saúde:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

Nenhum comentário:

Postar um comentário