JORNAL A TARDE ON LINE
Ministério abre 2,5 mil oportunidades para profissionais de saúde
Edely Gomes
São 2.500 vagas para onze cargos diferentes de níveis intermediário e superior. Estes são os números da portaria 292, que autoriza o Ministério da Saúde a realizar concurso até o final deste ano para provimento do quadro de pessoal.
De acordo com a assessoria do Ministério, a equipe técnica responsável pelo concurso já está em fase de elaboração do edital, que deve ser lançado em breve. O prazo para a realização do certame vai até 31 de dezembro e a expectativa é que a convocação dos aprovados seja concluída até o dia 31 de março de 2013.
Os candidatos aprovados irão reforçar o quadro de pessoal para execução de ações de atenção à saúde indígena, saneamento básico e ambiental na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), nos polos-base e nas Casas de Saúde do Índio (Casais), em diversos estados, inclusive na Bahia.
Primariamente voltado para profissionais da saúde de diversas especialidades, a portaria também autoriza vagas para a função de administrador. Mas os maiores beneficiados são mesmo os enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Das 2.500 vagas, 1.910 são destinadas a estes cargos.
Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Bahia, Lucia Duque, a autorização veio em boa hora. “Há uma necessidade muito grande, pois faz muito tempo que não é realizado um concurso. Além disto, ainda existem muitos terceirizados trabalhando no Ministério”, afirma Lucia.
O último concurso para o Ministério da Saúde aconteceu em 2009. O objetivo era selecionar 809 profissionais de níveis médio e superior. A seleção foi organizada pela Cespe e constituída de provas de conhecimento básico e específicos.
Preparação Para quem pretende se candidatar, o momento de iniciar os estudos é agora. “Os candidatos que apresentam um diferencial são justamente os que não esperam o edital sair e aproveitam este tempo para irem estudando tomando como base o edital ou provas anteriores”, diz a professora de Direito Administrativo da FMB, Patricia Oliveira.
Para Lenildo Thurler, autor do livro SUS - Legislação e Questões Comentadas, o caminho para aprovação passa pela resolução de provas da mesma banca para a mesma area. “Os candidatos podem começar pegando provas de concursos anteriores e outras provas para a área de saúde realizadas recentemente. Muitas vezes você vai encontrar questões parecidas ou até mesmo repetidas”, afirma Thurler.